Ética no Montanhismo

Tanto a prática do montanhismo quanto o esporte de aventura em ambientes naturais, ambos envolvem grandes desafios físicos e mentais, demandando uma criteriosa abordagem ética a ser seguida pelos envolvidos. 

Assim, é fundamental a prática do mínimo impacto ambiental e respeito às regras de conduta nesses ambientes. 

  • Preservação do Meio Ambiente

Não deixe rastros, adote a prática de mínimo impacto. Isso inclui coletar todo o lixo, não danificar a vegetação e minimizar a interferência na fauna local. Sempre utilizar trilhas já estabelecidas e áreas designadas para evitar a degradação do solo e ecossistemas.

  • Segurança e Responsabilidade

Utilize o seu equipamento. Certifique-se de que ele seja adequado para a atividade proposta, mantendo-o sempre em bom estado. 

Tenha o conhecimento e as habilidades necessárias, e esteja bem preparado fisicamente para enfrentar os desafios, sem fazer uso de drogas ou energéticos para obter sucesso.

Evite comportamentos irresponsáveis que possam comprometer a integridade física das pessoas. 

  • Respeito e Cooperação

Tenha uma conduta ética tratando as pessoas com respeito e consideração como você gostaria de ser tratado. 

Exerça o apoio mútuo ajudando os outros aventureiros em situações de necessidade colaborando para a segurança coletiva. 

Respeite as decisões do líder ou guia da atividade.

Se necessário, sacrifique seu objetivo na caminhada para ajudar o próximo. Todo montanhista tem o dever de prestar auxílio a um outro em dificuldades, assim como prestar socorro em uma ocorrência de acidente, dentro do que se tem de conhecimento de primeiros socorros. Esteja preparado psicologicamente para situações de emergência que resultem em acidentes graves ou com morte.

  • Preservação Cultural

Cada região possui regulamentos adotados pelos montanhistas e clubes locais, onde jamais deve ser alterado por quem quer que seja sem autorização. Por exemplo, uma nova trilha ou via de escalada, não pode ser aberta sem o consentimento dos membros dos clubes ou entidades competentes. Uma caixa de cume não pode ser instalada sem autorização dos órgãos ambientais.

Respeite as culturas locais valorizando as tradições das comunidades, aprendendo sobre elas e interagindo de maneira respeitosa.

Rolar para cima