Pedra da Gávea, a mais tradicional montanha da cidade maravilhosa
Conheça as histórias, trilhas, atrações e dicas desta clássica montanha dos aventureiros que visitam o Rio de Janeiro.
A Pedra da Gávea é um dos destinos mais populares dos amantes de trilhas na cidade carioca e um dos mais famosos do Brasil. É o monolito mais alto do mundo às margens oceânicas tendo como altitude 842 metros. Um bloco único rochoso no qual seu paredão sudeste fica a apenas 350 metros do mar!
Platô
Significado histórico e as lendas
A Pedra da Gávea tem um significado histórico importante. Recebeu esse nome durante a expedição do capitão Gaspar de Lemos em 1501, quando os marinheiros reconheceram em sua silhueta o formato de um cesto de gávea.
Esse nome foi dado à região da Gávea Pequena e ao atual bairro da Gávea na cidade do Rio de Janeiro.
Uma lenda bem famosa é a que sugere que a formação rochosa possui um rosto esculpido naturalmente, conhecido como “O Guardião” ou “O Gigante Adormecido”. Embora a ciência refuta a ideia de uma escultura intencional, a semelhança da rocha com um rosto humano ainda alimenta a imaginação popular. A encosta de pedra, que fica ao norte da montanha, acabou sendo batizada como “Cabeça do Imperador” que de fato possui muita semelhança com o rosto de Dom Pedro II.
Outra lenda sugere que a Pedra da Gávea é o local de um tesouro escondido pelo pirata inglês Thomas Cavendish. Os entusiastas de aventuras frequentemente são atraídos por essa história, buscando pelos supostos tesouros escondidos nas cavidades da montanha.
Localização e Como chegar
Portaria ICMBio (via estrada Sorimã)
A montanha fica dentro do Parque Nacional da Tijuca (PNT), entre a zona sul e zona oeste do Rio de Janeiro, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.
A entrada principal fica na estrada Sorimã na Barra da Tijuca. veja localização.
O jeito mais fácil e aconselhável de chegar é de metrô: descer na estação Jardim Oceânico e depois pegar um carro de aplicativo até a portaria do parque.
Possui estacionamento mas não é aconselhável ir com carro próprio, pois costuma ficar lotado e você pode não encontrar vaga.
As trilhas
Pedra da Gávea – Mapa de trilhas – Sobremontanhas, CC BY-SA 4.0
Existem duas trilhas para o topo da Pedra da Gávea partindo da guarita da estrada do Sorimã: Trilha da Carrasqueira ou Trilha Pico dos Quatro (P4). Ambas são muito desafiadoras e umas das mais técnicas do estado. Ainda existe uma terceira trilha que vem da montanha Pedra Bonita, que será abordada em outro artigo.
- Trilha da Carrasqueira: é a trilha principal e mais utilizada. Possui um pouco mais de 3 km de percurso e duração de aproximadamente 3 horas. Dá pra subir sem contratar um guia, mas não é nada recomendável pois possui trechos de grande exposição à riscos de queda como a temida subida de 30m da Carrasqueira, trecho curto mas bem íngreme que exige atenção, preparo e técnica.
Barra da Tijuca vista pela trilha da Carrasqueira
- Trilha Pico dos Quatro (P4): possui aproximadamente 2 km de percurso e duração de umas 3 horas para chegar ao cume. É considerada ainda mais técnica do que a trilha da Carrasqueira. Depois do famoso mirante Garganta do Céu, você encontrará vários trechos difíceis de subir. É altamente recomendável contratar um guia, pois o uso de equipamentos de segurança para auxílio na subida são indispensáveis.
Os atrativos
Além de apreciar a fauna e a flora da densa floresta da Tijuca, ao longo da caminhada existem várias aberturas na mata que proporcionam um visual extraordinário do litoral carioca.
Janela Garganta do Céu
Destaque para o Paredão situado na base da conhecida Cabeça do Imperador na trilha da Carrasqueira e o visual na Garganta do Céu, trecho na trilha P4 onde uma abertura natural rochosa se assemelha a uma garganta e cria uma paisagem deslumbrante da praia de São Conrado e do Morro Dois Irmãos. Oportunidades para registrar aquela foto!
No topo, há uma ampla área de pedra conhecida como Platô e Mesa, que oferecem uma vista panorâmica espetacular do Rio de Janeiro, incluindo a Baía de Guanabara, as praias de São Conrado e Barra da Tijuca, Morro Dois Irmãos, Corcovado e os outros cumes ao redor.
Pedra da Pirâmide – Ponto culminante (844m)
Por fim, para acesso ao ponto culminante da Pedra da Gávea, você terá que passar pelo Vão Central, uma fenda natural que separa o platô principal da Cabeça do Imperador, onde ficam a Pedra do Raio, Cadeirinha e a rocha que está no ponto mais alto da montanha chamada de Pirâmide ou Chapéu do Imperador.
Preservação e Sustentabilidade
Com a crescente popularidade da montanha, surge a necessidade crucial de intensificação da preservação e sustentabilidade. Embora o local esteja muito bem protegido pela gestão do PNT, é vital que se implementem continuamente práticas responsáveis para garantir a proteção dessa formação rochosa única e do ecossistema circundante. Educação ambiental, restrições de acesso e monitoramento são medidas essenciais para garantir a conservação a longo prazo deste tesouro natural.
Conclusão
A Pedra da Gávea é uma montanha impressionante que mexe com a adrenalina e oferece uma experiência única para os visitantes. Com sua formação rochosa peculiar, trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas incríveis, ela é um destino imperdível para quem curte aventuras e visita o Rio de Janeiro.
Imagem de capa: Pedra da Gávea – Carlos Perez Couto, CC BY-SA 3.0